Nosso Canal

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Missa Tridentina no Ceará - Única paróquia com missa em latim em Fortaleza atrai curiosidade de público jovem



Nota do Blog: A Santa Missa Tridentina foi esse mês assunto no site Tribuna do Ceará. Postamos aqui abaixo a matéria não pelo seu teor litúrgico ou doutrinal, mas por nos mostrar que a visibilidade da Liturgia Tradicional da Igreja só vem aumentando mais e mais após o Summorum Pontificum do Santo Padre Bento XVI no ano de 2007. Tudo para a maior Gloria de Deus e salvação das almas. 

*   *   *


A Paróquia São João Batista, do bairro São João do Tauape, há sete anos celebra missas em latim aos domingos. Segundo a igreja, o canto gregoriano tem atraído jovens

In nomine Pátris, et Fílii, et Spíritus Sáncti. Amem.

Não estranhe a frase acima. Num resgate de costumes antigos e tradicionais da Igreja Católica, a Paróquia São João Batista, do bairro São João do Tauape, em Fortaleza, há sete anos celebra missas em latim. A igreja é a única com esse tipo de celebração na capital.

Segundo a secretaria da paróquia, o retorno da tradição, regra no começo do século XX até meados da década de 1960, surgiu a partir do pedido de alguns fiéis que frequentam a igreja. Sobretudo por conta da beleza da solenidade, principalmente o canto gregoriano.

O que vem chamando a atenção, de acordo com a secretaria, é o grande número de jovens que frequentam a missa, visto que esse tipo de celebração só era conhecido às pessoas de mais idade. “Eles se sentem atraídos principalmente pelos cantos gregorianos, típicos de uma missa tridentina, e que não são comuns em missas normais”, indica.

Diferentemente dos antigos costumes, na missa rezada no Paróquia São João Batista o padre fica de frente para os fiéis e a missa não é rezada toda em latim: leituras, evangelho e liturgia são falados em português. A missa, como qualquer outra, tem duração de uma hora.

Os padres que celebram a missa variam de faixa etária. Uns mais velhos, como Dom Adalberto, de 96 anos, outros com até 35 anos. O idioma foi aprendido por eles por meio do Missal, o livro da missa.
Retorno das tradições

As missas até a década de 1960 eram todas rezadas em latim, onde o padre ficava de frente para o altar, de costas para os fiéis. Apenas membros do clero podiam comandar a celebração. Como o Concílio Vaticano II, uma série de conferências sobre a modernização da Igreja, realizadas em Roma entre 1962 e 1965, as missas puderam ser rezadas na língua de cada país. Homens e mulheres leigos também passaram a ajudar na celebração.

Em 2007, o Papa Bento XVI colocou em vigência o Motu Próprio, carta apostólica que permite aos sacerdotes a celebração da Santa Missa em latim, se assim for pedida por cristãos católicos. Com o Motu Próprio, os fiéis podem pedir a missa Tridentina ao padre de uma paróquia sem a necessidade de se dirigir antes a um bispo.
Ah, ficou curioso sobre o significado da primeira frase deste texto? “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

SERVIÇO
Missa em latim na Paróquia São João Batista
Endereço:
Rua Capitão Gustavo, 3940 – São João do Tauape
Horários:
Domingos, às 10h.
Telefone:
(85) 3257-6797


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!