Nosso Canal

terça-feira, 6 de maio de 2014

Missa Tradicional encontra apoio entre os jovens sacerdotes nos Estados Unidos


Fonte: Fides Press
 
Segue a tradução da matéria do blog Liturgy Guy, no qual aponta um crescimento do interesse dos neo-sacerdotes pela missa tradicional.
 ***
Uma coisa muito interessante aconteceu na Arquidiocese de Nova York no ano passado. Apesar de ter bem mais de 400 paróquias, o padre Patrick D’Arcy foi o único ordenado sacerdote em 2012. O que é mais interessante, porém, é que o padre D’Arcy escolheu celebrar  sua primeira Missa na forma extraordinária. Um ano depois, em junho de 2013, a Diocese de Charleston, Carolina do Sul, ordenou o Padre Renaurd, que tomou a mesma decisão do padre D’Arcs .

No mesmo mês, Padre Jason Christian foi ordenado sacerdote na Diocese de Charlotte, Carolina do Norte. Padre Christian também optou por oferecer a sua primeira Missa na forma extraordinária.

No ano passado houve um total de três homens ordenados para o sacerdócio na diocese de Charlotte. Um dos três, o Padre Jason Barone , ofereceu a sua primeira missa, a Solene Missa Solene, na forma extraordinária também.

Esse evento se deve muito a chegada da em terras americanas da FSSP (Fraternidade Sacerdotal de São Pedro), uma comunidade de padres católicos que exclusivamente oferecem a Missa na forma extraordinária. Formada após a emissão de motu proprio de São João Paulo II, em 1988. Comunidade tradicional que continua a crescer ano após ano e tem mostrado números animadores. Em 2013 mais cinco homens foram ordenados na América do Norte pelo Bispo Conley da Diocese de Lincoln, Nebraska. Com cerca de 150 jovens em seminário entre os Estados Unidos e na Europa, o FSSP pode esperar ter uma vida longa.

É claro que tanto Ecclesia Dei (1988) e Summorum Pontificum (2007) estão produzindo muito bons frutos, e as vocações para a Igreja.

Concomitante com isso é a crescente oferta de missas latinas tradicionais semanais nos Estados Unidos. Mesmo apenas desde 2007, quando o Papa Bento XVI lançou seu motu proprio, o número total de missas semanais na forma extraordinária quase dobraram de cerca de 225 para mais de 400 atualmente.


Fonte: (http://reginamag.com/update-latin-mss-america-today
Então, o que tem exatamente a missa tradicional que tem chamado a atenção de tantos jovens?

Em maio de 2010, esta questão foi posta para um neo-sacerdote, Padre Patrick Beneteau, da Diocese de Londres, pelo site do Novo Movimento Litúrgico e ele pontuou o fenômeno da seguinte forma:

Toda a experiência de preparar-se para celebrar a forma extraordinária do Rito Romano tem sido uma experiência enriquecedora. No meu segundo ano de seminário, eu li  o livro “Espírito da Liturgia”, do cardeal Ratzinger (Bento XVI) e algumas das obras de Louis Bouyer sobre liturgia.

Percebi que, em muitos aspectos, o Movimento Litúrgico estava ainda na necessidade de ser realmente implementado e ensinado. Assim começou meu grande interesse nas celebrações tradicionais da liturgia da Igreja em ambas as formas do rito romano.

Ao celebrar domingo passado a Missa Solene, fiquei impressionado com a forma como centrada em Cristo toda a Missa era.  Cada gesto, canto, rubrica e oração feita por um ou outro eu, o diácono ou subdiácono, foquei minha atenção constantemente sobre o fato de que este sacrifício foi oferecido ao Pai, por meio da ação sagrada de Cristo, não o meu próprio – e isso foi muito libertador . A direção ad orientem da oração litúrgica enfatiza este fato de forma tão clara.

Um aumento de vocações

Após o lançamento do Summorum Pontificum, a formação sacerdotal, para muitos desses jovens agora inclui aprender a celebrar  a Missa em ambas as formas do rito. Como vimos, a partir de então, muitos dos recém-ordenados optaram por oferecer a Missa na forma extraordinária.
Padre Jason Barone (Diocese de Charlotte) explicou sua decisão de oferecer a sua primeira Missa na forma extraordinária ao Catholic News Herald dizendo  que ele queria “dar graças a Deus por este grande dom da vocação, e fazê-lo da forma mais solene e bonito que eu puder … de uma forma que ele me levou.”

Esta decisão foi tomada após ter passado um ano de estudos no seminário  Nossa Sra de Guadalupe, em Nebraska (operado pela FSSP), Padre Barone foi atraído para a forma extraordinária porque ela coloca  ”uma ênfase mais forte no sacrifício … há algo ali que realmente agrada ao coração, para oferecer o sacrifício de Deus. ”

Já faz mais de seis anos que o nosso Papa Bento XVI , movido pelo Espírito Santo, lançou seu motu proprio; liberando a missa antiga para o mundo inteiro, no entanto, muitas dioceses ainda se mostram fechadas para esse pedido dos fiéis e do Papa.

Segue o vídeo da primeira Missa do padre Barone:

Fonte: http://liturgyguy.com/2013/09/30/new-priests-and-the-old-mass/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!