Nosso Canal

quarta-feira, 6 de março de 2013

Hugo Chávez morreu "no seio da Igreja"


REDAÇÃO CENTRAL, 06 Mar. 13 / 03:14 pm (ACI).- Uma fonte confiável revelou ao grupo ACI da Venezuela que o Presidente Hugo Chávez morreu "no seio da Igreja" e assegurou que em seus últimos dias recebeu assistência espiritual e os sacramentos.

Ontem terça-feira 5 de março, ao anunciar sua morte em uma mensagem à nação, o Vice-presidente Nicolás Maduro afirmou que Chávez morreu "agarrado a Cristo". A fonte informou ao grupo ACI que nas últimas semanas, o falecido mandatário solicitou assistência pastoral e inclusive pôde receber os sacramentos.

Desde que assumiu o poder em 1999, Chávez manteve constantes enfrentamentos com a Igreja Católica pelos pronunciamentos críticos dos bispos contra os riscos e excessos de seu projeto socialista. No ano 2002, Chávez acusou o Episcopado venezuelano de ser um "tumor" para seu processo revolucionário e exigiu ao Vaticano não intervir nos assuntos internos do país.

Nos últimos anos, Chávez participou ocasionalmente em celebrações de diferentes denominações religiosas, mas surpreendeu à imprensa quando em abril de 2012, durante a Semana Santa, apresentou-se em um templo católico de Barinas, sua terra natal, para participar de uma Missa com um terço no pescoço, pediu ajuda a Deus para lutar contra sua enfermidade. Em julho passado, Chávez manifestou publicamente um encontro com os bispos católicos.

Após a morte de Chávez, o Arcebispado de Caracas, encabeçado pelo Cardeal Jorge Urosa que se encontra em Roma para participar do Conclave, enviou suas condolências e pediu que "todos os Poderes Públicos apliquem os mecanismos previstos na Constituição", resguardem a ordem pública, e "todos os setores políticos promovam a calma e a harmonia da população".

Por sua parte, o Secretário Geral da Conferência Episcopal da Venezuela, Dom Jesus González de Zarate, fez um chamado à unidade nacional. "Neste momento todos ponhamos nossos melhores sentimentos", disse o Prelado em declarações ao programa televisivo Aló Ciudadano, do Globovisión.

O Bispo recordou que "a morte não é o final de nossa vida, a morte abre o passo à vida plenamente feliz, ao lado de Deus, nosso Pai".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!