Nosso Canal

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nossa humilde e singela homenagem ao Santo Padre

Diretor Geral da IDSC - Nossa Humilde e singela homenagem a aquele que se definiu como um simples e humilde servo da vinha do Senhor. Vos agradecemos, santidade, por tantas alegrias espirituais que nos concedestes durante seu reinado na Cátedra de Pedro e mais ainda pelo exemplo de um homem que nos ensinou por atos concretos a riqueza de um coração humilde que se mostra frágil fisicamente mas de uma força espiritual tremenda.




Discurso do Cardeal Bertone ao Papa Bento XVI - 13/02/13
Boletim Sala de Imprensa da Santa Sé
(Tradução de Mirticeli Medeiros- equipe CN Notícias)

Beatíssimo Padre,

Com sentimentos de grande comoção e de profundo respeito, não somente a Igreja, mas todo o mundo, souberam da notícia de sua decisão de renunciar ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor do Apóstolo Pedro.

Não seríamos sinceros, Santidade, se não lhe disséssemos que nesta noite há um véu de tristeza sobre o nosso coração. Nestes anos, o seu Magistério foi uma janela aberta sobre a Igreja e sobre o Mundo, que fez penetrar os raios da verdade e do amor de Deus, para dar luz e calor ao nosso caminho, também e sobretudo nos momentos nos quais nuvens ficaram densas no céu.

Todos nós compreendemos que é exatamente o amor profundo que Vossa Santidade tem por Deus e pela Igreja que lhe impulsionou para esse ato, revelando aquela pureza de ânimo, aquela fé robusta e exigente, aquela força da humildade e da mansidão, junto à coragem, que caracterizaram cada passo de Sua vida e do Seu ministério, e que podem vir somente do estar com Deus, do estar à luz da Palavra de Deus, de subir continuamente a montanha do encontro com Ele para depois descer para a cidade dos homens.

Santo Padre, há poucos dias, com os seminaristas da sua diocese de Roma, o senhor nos deu uma especial lição, disse que sendo cristãos sabemos que o futuro é nosso, o futuro é de Deus, e que a árvore da Igreja cresce sempre de novo. A Igreja se renova sempre, renasce sempre. Servir a Igreja na firme consciência que não é nossa, mas de Deus, que não somos nós a construí-la, mas é Ele; poder dizer-nos com verdade a Palavra evangélica: "Somos servos inúteis. Fizemos o que deveríamos fazer" (Lc 17,10), confiando totalmente no Senhor, é um grande ensinamento que o senhor, também com esta sofrida decisão, dá não somente a nós, Pastores da Igreja, mas a todo o povo de Deus.

A Eucaristia é um render graças a Deus. Nesta noite nós queremos agradecer o Senhor pelo caminho que toda a Igreja fez sob a direção de Vossa Santidade e queremos dizer-lhe do mais íntimo do nosso coração, com grande afeto, comoção e admiração: obrigado por ter-nos dado o luminoso exemplo de simples e humilde servo da vinha do Senhor, um trabalhador, todavia, que soube em cada momento realizar aquilo que é mais importante: levar Deus aos homens e levar os homens para Deus. Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!