Nosso Canal

quinta-feira, 8 de março de 2012

Bento XVI e Rowan Williams vão rezar juntos novamente em Roma.


Dr. Rowan Williams.
IHU – O Dr. Rowan Williams, arcebispo de Cantuária e primaz da Comunhão Anglicana, estará em Roma no próximo final de semana, por ocasião do milênio da fundação do eremitério dos Camaldulenses, em Toscana. Há séculos, a Comunhão Anglicana estabelece relações permanentes com esta ordem religiosa, que alia o eremitismo e a regra beneditina.
Dr. Rowan Williams
A reportagem está publicada no sítio do jornal francês La Croix, 07-03-2012. A tradução é do Cepat.
Em Roma, os Camaldulenses estão presentes na Basílica de São Gregório Magno. Em 596, o Papa Gregório o Grande, cuja memória a Igreja celebra no próximo domingo, dia 11 de março, enviou à Inglaterra, desde esta basílica, um grupo de 40 monges beneditinos, entre os quais se encontrava Agostinho, que se tornaria o primeiro bispo de Cantuária. Às 17h30 do sábado, dia 10, o Dr. Williams irá celebrar as vésperas com Bento XVI nesta basílica, que é agora o ponto de encontro dos peregrinos anglicanos em Roma, e o primaz e o papa deverão, nesta oportunidade, pronunciar dois importantes discursos.
“Trata-se de continuar o diálogo entre as Igrejas católica e anglicana”, analisa o Pe. Robert Byrne, responsável pelo diálogo ecumênico na Conferência dos Bispos da Inglaterra e País de Gales. Ele ressalta que, “apesar das óbvias diferenças de fé e de opinião entre as duas Igrejas, uma e outra estão determinadas a continuar a viagem ecumênica rumo ao futuro. Esta visita a Roma do arcebispo da Cantuária é um novo exemplo das relações aquecidas que continuam a se desenvolver entre as duas Igrejas”.
Durante sua visita a Londres, em 17 de setembro de 2010, Bento XVI entrou, pela primeira vez, no Lambeth Palace, residência do primaz da Comunhão Anglicana. Os dois líderes deram longas e calorosas manifestações de afeto.
Outra manifestação do calor nas relações entre Roma e Cantuária: o coro da Capela Sixtina unirá suas vozes, pela primeira na sua história, às do coro da Abadia de Westminster, na Basílica de São Pedro em Roma por ocasião da festa dos Santos Pedro e Paulo, nos dias 28 e 29 de junho próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!