Nosso Canal

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Momento Catequético - Caridade e Tolerância


Pergunta - Como nós católicos devemos conciliar caridade e tolerância?



"A doutrina católica nos ensina que o primeiro dever da caridade não está na tolerância das convicções errôneas, por sinceras que sejam, nem na indiferença teórica ou prática ao erro ou vício em que vemos mergulhados nossos irmãos... se Jesus foi bom para os transviados e pecadores, não respeitou suas convicções errôneas por sinceras que parecessem; amou-os a todos para os instruir, converter e salvar."

São Pio X

Cedido pelo seminarista Luiz Afonso

2 comentários:

  1. É verdade, porém o texto é muito curto. Assim como não basta numa receita de cozinha dizer os ingredientes necessários para a feitura de um cozinhado também nas coisas do mundo espiritual é preciso ter sabedoria e paciência para ensinar todos os "passinhos" a dar para superar os momentos difíceis. Só tem essa sabedoria quem está habituado a vivenciar "Jesus ANDONADO no alto da Cruz". Estes ensinamentos não vêm nos livros de catequese, porém constituem um "saber de experiência feito". São realidades profundas de mais para se ensinarem às massas humanas, como por exemplo numa homilia; não se pode ensinar assim coletivamente pois isso equivaleria a «dar pérolas a porcos». Para que não fique nenhum mal entendido, dizia Confúcio que só se deve falar quando o outro está disposto a ouvir "aquilo" e dele tira proveito, caso contrário o silêncio é mais proveitoso (razão pela qual os catecismos não ensinam estas coisas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria! Nosso intuito com as postagens “Momento catequético” é apresentarmos de forma resumida uma abordagem sobre algum tema. Por este motivo usamos de perguntas e resposta para evidenciarmos que não se trata de uma abordagem profunda afim de dissecar o tema. Contudo agradecemos a sugestão.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!