Nosso Canal

terça-feira, 11 de março de 2014

I Parte - Explicação do Credo por São Francisco Xavier



I Parte
 
Por Teodomiro Tadeu Viana Franco

Folgai, cristãos, de ouvir e saber como Deus, criando,
fez todas as coisas para serviço dos homens.

SCHURHAMMER, ep. 58, em português. Ensinava-se cantando, ao gosto das crianças. ( t. I, páginas. 352- -354), onde nos fala da catequese rítmica de S. Francisco Xavier, tão vulgar no seu tempo.

Primeiramente, criou os céus e a terra, os anjos, o sol, a lua, as estrelas, o dia com a noite, as ervas, os frutos, aves e alimárias que vivem em a terra, o mar e os rios, os peixes que vivem em águas; e acabadas de criar todas as coisas, por derradeiro criou o homem à Sua imagem e semelhança.


E o primeiro homem que Deus criou foi Adão, e a primeira mulher Eva. E depois que Deus criou Adão e Eva, no paraíso terreal, os bem-disse e casou e lhes mandou que tivessem filhos e povoassem a terra de gente. E de Adão e Eva viemos todas as gentes do mundo.

E pois Deus a Adão não deu mais de uma mulher, claro está que contra Deus os mouros e gentios e os maus cristãos têm muitas mulheres; e também é verdade que os que estão amancebados vivem contra Deus, pois primeiro Deus casou a Adão e Eva que lhes mandasse que crescessem e multiplicassem, tendo filhos de bênção.

E assim, os que adoram em pagodes, como fazem os infiéis, e os que creem em feitiços e sortes e adivinhadores pecam, gravemente, contra Deus porque adoram e creem no diabo e o tomam por seu senhor, deixando a Deus que os criou e lhes deu alma e vida e corpo e quanto têm, perdendo os tristes, por suas idolatrias, os céus, que é lugar das almas, e a glória do paraíso, para o qual foram criados.

Mas, os cristãos verdadeiros e leais a seu Deus e Senhor creem e adoram, de vontade e coração, um só Deus verdadeiro, criador dos céus e da terra; e bem o mostram quando vão às igrejas e veem suas imagens que são lembranças dos santos que estão com Deus, na glória do paraíso; põem, então, os cristãos os joelhos no chão, quando estão nas igrejas, e levantam as mãos para os céus, onde está o Senhor Deus, que é todo o seu bem e consolo, confessando o que diz São Pedro:

Creio em Deus Padre todo-poderoso, criador do céu e da terra.

Primeiro, criou Deus os anjos em os céus que os homens na terra. São Miguel, principal de todos, e a maior parte dos anjos adoraram logo ao seu Deus, dando-Lhe graças e louvores que os criou. Lúcifer, pelo contrário, e com ele muitos anjos, não quiseram adorar ao seu Criador, mas com soberba disseram: “subamos e sejamos semelhantes a Deus que está nos altos céus”. E pelo pecado da soberba, Deus lançou a Lúcifer e aos anjos, que eram com ele, dos céus ao inferno.

Lúcifer, com inveja de Adão e de Eva, primeiros homens, que em graça Deus criou, os tentou de pecado de soberba, no paraíso terreal, aconselhando-os que seriam como Deus, se comessem do fruto que seu Criador lhes proibia.

Adão e Eva, com desejos de serem como Deus, consentiram na tentação; comeram logo do fruto proibido, perdendo a graça na qual foram criados. E por seus pecados, o Senhor Deus os lançou do paraíso terreal, e viveram fora dele, em trabalhos, novecentos anos, fazendo penitência do pecado que fizeram. E foi tão grande o seu pecado, que nem Adão nem filhos dele o podiam satisfazer, nem tornarem a ganhar a glória do paraíso, a qual perderam por sua soberba de quererem ser como Deus; de maneira que as portas dos céus se fecharam, sem poderem lá entrar nem Adão nem filhos dele, pelo pecado que fizeram.

Ó cristãos, que será de nós, coitados, se os demônios por um pecado de soberba foram lançados dos céus ao inferno, e Adão e Eva, por outro pecado de soberba, do paraíso terreal, como nós, tristes pecadores, subiremos aos céus, com tantos pecados, sendo clara nossa perdição?

São Miguel, nosso amigo verdadeiro, e os anjos que ficaram nos céus, havendo piedade e compaixão de nós, pecadores, os anjos todos juntos pediram ao Senhor Deus misericórdia do mal que nos viram pelo pecado de Adão e Eva.

Diziam os anjos nos céus: “Ó bom Deus e Senhor piedoso, e Pai de todas as gentes! Já, Senhor, é chegado o tempo da salvação das gentes! Abri, Senhor, as portas dos céus aos Vossos filhos, pois nasceu da Santa Ana e Joaquim aquela Virgem sem pecado de Adão, sobre todas as mulheres santíssima, por nome Maria! A virtude e santidade da qual é sem par. De maneira que, em Virgem tão excelente, vós, Senhor, podereis formar, do Seu sangue virginal, um corpo humano, assim como, Senhor, formastes o corpo de Adão, pela Vossa vontade. Em tal corpo, pois sois poderoso, podeis, Senhor, juntamente criar uma alma mais santíssima que todas quantas criastes. Então, no mesmo instante, a segunda pessoa, Deus Filho, desce dos céus, onde está, a encarnar no ventre da Virgem Maria. E, desta Virgem tão excelente, nascerá Jesus Cristo, Vosso Filho, Salvador de todo o mundo. Assim, Senhor, se cumprirão as escrituras e promessas que fizestes aos profetas e patriarcas, amigos Vossos, que estão no limbo, esperando ao Vosso Filho, Jesus Cristo, seu Senhor e Redentor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!