Nosso Canal

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Papa recebe Comissão Bíblica: “o centro de nossa fé não é somente um livro, mas uma história de salvação e, sobretudo, uma pessoa, Jesus Cristo”.

Cidade do Vaticano, 12 de abril de 2013 – VIS | Tradução: Fratres in Unum.com – Os membros da Pontifícia Comissão Bíblica, presidida pelo arcebispo Gerhard Ludwig Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, foram recebidos nesta manhã pelo Santo Padre, ao fim de sua assembleia plenária anual cujo tema foi “Inspiração e verdade na Bíblia”.
 
No discurso que lhes dirigiu, o Papa enfatizou que esse argumento “refere-se não somente ao crente, mas à toda Igreja, porque a vida e a missão da Igreja se fundam sobre a Palavra de Deus, que é a alma da teologia e, ao mesmo tempo, a inspiradora da existência cristã”.

As Sagradas Escrituras — reafirmou — são o testemunho escrito da Palavra divina, o memorial canônico que testemunha o acontecimento da Revelação. Portanto, a Palavra de Deus precede a Bíblia e a ultrapassa. Por isso, o centro de nossa fé não é somente um livro, mas uma história de salvação e, sobretudo, uma pessoa, Jesus Cristo, a Palavra de Deus que se fez carne. Precisamente porque o horizonte da Palavra divina abraça as Escrituras e se estende para além delas, é necessária a presença constante do Espírito Santo que “guia à toda verdade”. “É necessário se inserir na corrente da grande Tradição que, com a ajuda do Espírito Santo e a orientação do Magistério, reconheceu os escritos canônicos como Palavra dirigida por Deus a seu povo e não cessou nunca de meditá-los e descobrir sua riqueza inesgotável”.

O pontífice recordou que o Concílio Vaticano II reafirmou isso com clareza na constituição dogmática “Dei Verbum”: “Porque tudo o que se refere à interpretação da Sagrada Escritura está submetido, em última instância, à Igreja, que tem o mandato e o ministério divino de conservar e de interpretar a palavra de Deus”. “De fato — explicou — a Sagrada Escritura é Palavra de Deus enquanto colocada por escrito sob a inspiração do Espírito Santo; por sua vez, a sagrada Tradição transmite integralmente a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos apóstolos, a seus sucessores, para que estes, iluminados pelo Espírito da verdade, com a sua pregação, a conservem, expliquem e difundam”.

“A interpretação das Sagradas Escrituras não pode ser somente um trabalho científico individual, mas sempre deve ser confrontada, inserida e autenticada com a tradição viva da Igreja. Esta norma é decisiva para precisar a relação correta e recíproca entre a exegese e o Magistério da Igreja. Os textos inspirados por Deus foram confiados à Comunidade dos crentes, à Igreja de Cristo, para alimentar a fé e guiar a vida da caridade”.

O bispo de Roma se despediu dos membros da Comissão Bíblica agradecendo-lhes o seu trabalho e manifestando o desejo de que, neste Ano da Fé, “contribuam para que resplandeça a luz da Sagrada Escritura no coração dos fiéis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!