Nosso Canal

quinta-feira, 14 de março de 2013

Primeira Homilia do Santo Padre Francisco



MISSA COM OS CARDEAIS
HOMILIA DO SANTO PADRE FRANCISCO
Capela Sistina 
quinta-feira, março 14, 2013

Nestes três leituras, vejo que há algo em comum é o movimento. Na primeira Leitura no caminho de movimento, na segunda leitura, o movimento edificação da Igreja, no terceiro, no Evangelho, o movimento na confissão. Andar a pé, construir, confesso.

Andar. "Ó casa de Jacó, venha, vamos caminhar na luz do Senhor" ( Is 2:5). Esta é a primeira coisa que Deus disse a Abraão: anda na minha presença e sê perfeito. Andar a pé: a nossa vida é uma viagem e quando parar, isso é errado. Andar, na presença do Senhor, na luz do Senhor, tentando viver com a inocência que Deus pediu a Abraão, em sua promessa.

Construir. Edificar a Igreja. Fala-se de pedras: pedras têm consistência, mas pedras vivas, pedras ungido pelo Espírito Santo. Edificar a Igreja, Esposa de Cristo, a pedra angular é o mesmo Senhor. Aqui está um outro movimento em nossas vidas: a construir.


Terceiro, para confessar. Podemos caminhar como nós queremos, nós podemos construir um monte de coisas, mas se você não confessa a Jesus Cristo, o que é errado. Torne-se um apoio de ONGs, mas não a Igreja, a noiva do Senhor. Quando você anda, você pára. Quando não é construída sobre as rochas, o que acontece? Acontece o que acontece com as crianças quando estão na praia dos palácios de areia, tudo é baixo, é frágil. Quando você não confessa a Jesus Cristo, lembro-me das palavras de Léon Bloy: "Quem não orar a Deus, rezar para o diabo".Quando você não confessa a Jesus Cristo, ele confessou o mundanismo do diabo, o mundanismo do diabo.


Andar a pé, construir-construção, a confessar. Mas não é tão fácil, porque em pé, construir, confessar, às vezes há choques, há movimentos que não são apenas os movimentos da forma: são movimentos que nos puxam para trás.

Este Evangelho continua com uma situação especial. O mesmo Pedro que confessou Jesus Cristo, diz-lhe: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Eu te seguirei, mas não vamos cruzar. Isto não tem nada para fazer. Eu segui-lo com outras possibilidades, sem a cruz. Quando andamos sem a cruz, quando nós construímos sem a cruz e quando confessar a Cristo sem a cruz, não somos discípulos do Senhor, somos mundanos, nós bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor.

 
Eu gostaria que todos, após estes dias de graça, ter a coragem, a coragem só para andar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor, para construir a Igreja do Sangue do Senhor, que é derramado na cruz, e confessar a glória só: Cristo Crucificado. E assim a Igreja vai continuar.

Espero que todos nós que o Espírito Santo, pela oração de Maria, nossa Mãe, nos conceda esta graça: caminhar, construir, confessar a Jesus Cristo Crucificado. Assim seja.  


© Copyright 2013 - Libreria Editrice Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!