Nosso Canal

sábado, 10 de novembro de 2012

Musica Sacra e Nova Evangelização


Rádio Vaticano - O Papa Bento XVI recebeu, neste Sábado dia 10 de Novembro, em audiência na Aula Paulo VI a Associação Italiana de Santa Cecília presente no Vaticano para um congresso por ocasião dos 50 anos do Concílio Vaticano II. O Papa saudou cordialmente o Presidente, estendendo essa sua saudação a todos os colaboradores. O Santo Padre saudou, de modo especial, todos as pessoas ali presentes muitas delas membros de Scholae Cantorum de todas as partes de Itália. 

Bento XVI mostrou-se satisfeito pelo fato de todos esses coros estarem amanhã presentes na Basílica de S. Pedro numa celebração eucarística presidida pelo Cardeal Arcipreste Angelo Comastri e, assim, oferecerem naturalmente as suas vozes para louvarem o Senhor. Referiu-se também ao Congresso da Associação, pondo em realce o fato deste se debruçar sobre a Liturgia na Constituição Conciliar nomeadamente no seu capítulo sexto em que trata da musica sacra, neste Ano da Fé. E, a propósito, recordou as figuras de Santo Agostinho e Santo Ambrósio:

Acerca da fé, vem-nos espontâneo pensar na experiência pessoal de Santo Agostinho - um dos Pais da Igreja, que viveu entre os séculos IV e V depois de Cristo - um convertido que seguramente foi influenciado pela escuta dos salmos e hinos das celebrações presididas por Santo Ambrósio.

E refere-se ainda mais
especificamente a Santo Ambrósio:

Entre os carismas de Santo Ambrósio era evidente aquele de uma nítida sensibilidade musical, e ele, uma vez ordenado Bispo de Milão, colocou este dom ao serviço da fé e da evangelização.

Efetivamente, a experiência dos anos ambrosianos foi de tal forma forte, que Santo Agostinho ficou com elas bem impressas na memória e citou-as muitas vezes nas suas obras, tendo escrito precisamente uma obra sobre a música.

Bento XVI chamou ainda a atenção para a relação entre o canto sacro e a nova evangelização pedindo a todos os membros presentes da Associação Santa Cecília para se empenhem a melhorar o canto litúrgico, sem ter temor em recuperar e valorizar a grande tradição musical da Igreja que no canto gregoriano e na polifonia tem duas expressões de alta qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!