Nosso Canal

terça-feira, 22 de maio de 2012

Santa Rita de Cássia, exemplo de filha, esposa e mãe.

 Rita nasceu no dia 22 de maio de 1381, em Rocca Porena - um pequeno povoado de Cascia - na Itália. Seus pais, Antonio Mancini e Amata Serri, já eram de idade. Seu nascimento foi um grande milagre. Foi batizada, e recebeu a primeira eucaristia na Igreja de Santa Maria dos Pobres, em Cássia.

Rita tinha um desejo intenso de consagrar-se a Deus na vida religiosa. Seus pais, já idosos, optaram pelo matrimônio. Rita foi obediente e casou-se com Paulo Fernando, um homem violento e envolvido em crimes. Porém, com fé e confiança em Deus, ela o converteu e o fez mudar totalmente de vida. Tiveram dois filhos: Tiago e Paulo.

Anos depois, alguns antigos inimigos de Paulo Fernando o mataram. Rita percebeu que os filhos alimentavam o desejo de vingança. Rezou, pedindo a Deus que tirasse este desejo do coração de seus filhos, ou, se fosse vontade divina, que os levasse para a glória do Céu para obterem a salvação. Deus ouviu suas preces, e os dois filhos faleceram em menos de um ano.

Sozinha no mundo, Rita decidiu entrar no mosteiro de Santa Maria Madalena, mas, por ser viúva e não ser mais virgem, não foi aceita.

Um dia, em profunda oração, ouviu um chamado: “Rita! Rita!”. Levantou-se e seguiu seus santos protetores: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau Tolentino. Era noite, e a porta do convento estava trancada. Ao amanhecer, as religiosas agostinianas ficaram estupefatas ao verem Rita, na capela do convento, rezando, sendo que a porta estava fechada. Diante disso, Rita foi aceita no convento.

Certo dia, a superiora, para pô-la a prova, pediu-lhe que, todos os dias, regasse um galho seco pela manhã e à tarde. Em sinal de obediência, Rita o fez com todo o carinho e, tempos depois, milagrosamente, o galho seco se transformou em uma bela videira.

Passaram-se os anos, Rita pediu a Jesus para participar de sua paixão. Eis que um espinho se destacou da coroa de Cristo e entrou profundamente em sua fronte, transformando-se em uma ferida fétida.


Em 1450, o Papa Nicolau V proclama o Ano Santo. Rita queria receber as indulgências plenárias - perdão de todos os pecados -, mas, devido a ferida fétida, não poderia ir. Rezou e pediu a Jesus que deixasse a dor e tirasse a ferida para que pudesse ir a Roma. E conseguiu tal milagre.

Já no leito de morte, pediu a uma amiga para ir até a sua casa, em Rocca Porena, e apanhar uma linda rosa em seu antigo jardim. Era inverno, e a amiga pensou que Rita estivesse delirando. Para atender o pedido, foi e encontrou milagrosamente a linda rosa.

Rita faleceu no mesmo dia e mês em que nasceu, ou seja, 22 de maio de 1457, com exatamente 76 anos de idade.

Foi canonizada - declarada santa - pelo Papa Leão XIII, em 1900. Muitos fatos extraordinários e milagres de Deus são atribuídos à intercessão de Santa Rita, conhecida como a Santa das causas impossíveis.

(do livro: Santa Rita de Cássia - Luíz de Marchi - Ed. Paulus - 126 p.)
retirado e adaptado do site:http://santuario.alexalbertin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!